JazzMusicArchives.com Homepage
Forum Home Forum Home >Jazz Music Lounges >Top 10s and lists
  New Posts New Posts RSS Feed - TOP 10: Destaques de 2020 (by FreeForm, FreeJazz)
  FAQ FAQ  Forum Search   Register Register  Login Login

TOP 10: Destaques de 2020 (by FreeForm, FreeJazz)

 Post Reply Post Reply
Author
Message
snobb View Drop Down
Forum Admin Group
Forum Admin Group
Avatar
Site Admin

Joined: 22 Dec 2010
Location: Vilnius
Status: Offline
Points: 28366
Post Options Post Options   Thanks (0) Thanks(0)   Quote snobb Quote  Post ReplyReply Direct Link To This Post Topic: TOP 10: Destaques de 2020 (by FreeForm, FreeJazz)
    Posted: 23 Dec 2020 at 1:58am
Top 10 – 2020 

 

10 - PEDERNAL

Susan Alcorn Quintet

Relative Pitch

Ouça/Listen 


Susan Alcorn reuniu um brilhante quinteto para este seu novo bem-sucedido projeto. Ao lado de Mary Halvorson (guitarra), Mark Feldman (violino), Michael Formanek (baixo) e Ryan Sawyer, a pedal steel guitarist de Baltimore criou uma música de sabor muito particular. No auge de sua criatividade, Alcorn entrou no The Bunker Studio (Brooklyn, NYC) em novembro de 2019 e saiu de lá com as cinco peças que compõem um dos discos mais inventivos do ano.

 


9- AURA

Camila Nebbia

ears & eyes Records

Ouça/Listen

Potente voz da cena argentina contemporânea, a saxofonista Camila Nebbia reuniu aqui um jovem time com Violeta García (violoncelo), Ingrid Feniger (alto, clarinete baixo), Valentin Garvie (trompete), Daniel Bruno (trombone), Juan Bayón (baixo), Mariano Sarra (piano), Damián Bolotín (violino), Axel Filip e Omar Menendez (baterias). Com esta formação, apresenta composições suas em que complexas harmonias, interações improvisativas e texturas marcadas por tensões constroem um conjunto sonoro excitante.

 


8- HORIZONS

Peter Evans Ensemble

More is More

Ouça/Listen

Horizons é um álbum que aponta novas perspectivas na trajetória do trompetista Peter Evans. Partindo de experimentais composições para pequeno conjunto, o músico reuniu um quarteto de formação bastante peculiar, com Mazz Swift (violino e voz), Ron Stabinsky (sintetizadores) e Levy Lorenzo (percussão e eletrônicos). E com esse conjunto mostrou outras possibilidades estéticas em seu horizonte, surpreendendo mesmo quem já conhece bem sua obra.

 



7 - MOLECULAR

James Brandon Lewis Quartet

Intakt Records

Ouça/Listen 


O saxofonista James Brandon Lewis, de Bufallo (NY), tem nesta década solidificado seu trabalho com uma sequência de impactantes registros. Em quarteto, ao lado do pianista cubano Aruán Ortiz, do baixista Brad Jones e do baterista Chad Taylor, chegou a seu melhor neste disco de potente e inventivo free jazz. Lewis lançou outros disco imperdível neste ano, "Live in Willisau", em duo com a percussão de Taylor. 

 



6- BOTH ARE TRUE

Webber/Morris Big Band

Greenleaf Music

Ouça/Listen 

Projeto que começou a ser desenvolvido em 2015 e uniu as saxofonistas Anna Webber e Angela Morris, Both Are True mostra o quanto a escrita da dupla é avançada, apontando novos caminhos para uma big band free jazzística. O grupo de 19 músicos vindos da cena de NY, formado por extenso naipe de sopros, apresenta peças de grande complexidade harmônica, em um fantástico trabalho de estreia que alcança momentos de perfeição entre o processo composicional e a liberdade improvisativa.  

 

 


5- DEEP RESONANCE  

Ivo Perelman & Arcado String Trio

Fundacja Sluchaj (FSR)

Ouça/Listen 

O saxofonista brasileiro Ivo Perelman se uniu para esta sessão ao Arcado String Trio. Formado por Mark Feldman (violino), Hank Roberts (violoncelo) e Mark Dresser (baixo), o Arcado String Trio foi bastante atuante até meados dos anos 90, mas não gravava há cerca de duas décadas. E a sintonia entre cordas e sopro acabou sendo perfeita. A música aqui pode ser encarada como uma peça de câmara, em quatro partes, em que a improvisação coletiva é o núcleo do processo criacional.



 4 - EXOLINGER

Sarah Bernstein

577 Records

Ouça/Listen


A violinista de NY Sarah Bernstein apresenta aqui oito peças suas, em um trabalho solista no qual toca violino e explora a voz (com poesia sua). Captado “live in studio”, é um álbum no qual a espacialidade se revela fundamental, com a artista expandindo o alcance do que seria um trabalho para instrumento solista utilizando efeitos (pedais, eco...) junto a suas palavras, em resultados que se revelam hipnóticos e desconcertantes.

 



3 - SOUNDPATH

The Warriors Of The Wonderful Sound

Clean Feed

Ouça/Listen

Comandada pelo saxofonista nova-iorquino Bobby Zankel, a big band The Warrios Of The Wonderful Sound volta em novo disco com a missão de apresentar uma das últimas obras do lendário Muhal Richard Abrams, morto em 2017, escrita exatamente para o grupo. Contando com nomes conhecidos como Graham Haynes (corneta), Steve Swell (trombone) e Chad Taylor (bateria), a big band da Filadélfia, de 17 músicos, coloca em pé toda a genialidade da peça de Abrams, em uma leitura que sabe ser explosiva e swingante na medida certa. 

 


 2- THE OCEAN INSIDE A STONE

Susana Santos Silva - Impermanence

Carimbo Porta-Jazz

Ouça/Listen 


O quinteto Impermanence, comandando pela trompetista portuguesa Susana Santos Silva, chegou a seu melhor neste registro. Com João Pedro Brandão (alto, flauta), Hugo Raro (piano, sintetizador), Torbjörn Zetterberg (baixo) e Marcos Cavaleiro (bateria), Susana desenvolveu uma criação sonora ainda mais aberta, com uma instrumentação mais ampla (ela mesma toca também tin whistle, pequena flauta de metal), conseguindo expandir as possibilidades expressivas em um disco que soa realmente como algo novo.

 


1- IF YOU LISTEN CAREFULLY THE MUSIC IS YOURS

Gard Nilssen’s Supersonic Orchestra

Odin

Ouça/Listen 

O baterista norueguês Gard Nilssen trouxe toda sua energia criativa para este novo projeto. E conseguiu um fantástico resultado. Com uma big band formada basicamente por escandinavos, a Supersonic Orchestra estreia com música intensa, enérgica, mas também com momentos de grande inventividade harmônica e ritmicidade contagiante. A participação de nomes dos mais destacados da região, como os saxofonistas Mette Rasmussen e Kjetil Moster e os baixistas Ingebrigt Haker Flaten e Petter Eldh, eleva a execução das ideias de Nilssen à potência máxima. 
 

 


*Reedição do ano


DUO EXCHANGE: COMPLETE SESSIONS

Rashied Ali & Frank Lowe

Survival Records

Ouça/Listen


Os lendários  Rashied Ali (1935-2009) e Frank Lowe (1943-2003) gravaram em 1972 um dos mais marcantes duos de sax e bateria do free jazz. Duo Exchange apareceu em nova edição no começo deste ano com vários atrativos. Em disco duplo, recebeu a adição, às duas faixas que compunham o álbum original, de alternate takes, conversas de estúdio e três novas peças completas para o deleite de quem se indagava se não havia sobrado nada de inédito da histórica sessão original.
Back to Top
 Post Reply Post Reply
  Share Topic   

Forum Jump Forum Permissions View Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 10.16
Copyright ©2001-2013 Web Wiz Ltd.

This page was generated in 0.113 seconds.